As culturas de Inverno e de Primavera / Verão estão a ser ameaçadas pelo tempo seco e quente que se tem feito sentir no país.

O país está, à semelhança do que aconteceu no ano de 2017 e início de 2018, de novo a entrar num período de seca. Começa a ser recorrente a existência de episódios desta natureza e a sua gravidade pode vir a acentuar-se com o efeito das variações climatéricas o que implica um aumento do risco e da vulnerabilidade a este fenómeno.

Em Fevereiro de 2019 todo o território nacional já se encontrava em condições de seca meteorológica, dos quais 57 % do território em seca moderada e 5 % em seca severa, acentuando-se a situação durante o mês de Março.

A actual situação, a manter-se, levanta muitas preocupações em termos das actividades agrícolas, pecuárias e ambientais. Torna-se urgente que sejam implementadas, de forma eficaz, um conjunto de medidas preventivas de combate à seca e de apoio aos agricultores, assegurando que os pequenos e médios produtores e o mundo rural em geral, tenham acesso efectivo a tais medidas.




26-03-2019

Pesquisar

Subscrição de Newsletter
Subscreva a nossa newsletter e fique informado sobre vários temas da sua área de interesse.

Nome:
Email:
"Informar para Desenvolver + " Operação 2.1.4 Ações de Informação
Ficha de Projecto
©InforCNA 2017 - desenvolvido por Softimbra2, Agroinformática