O percevejo-asiático (Halyomorpha halys) é nativo do Oeste Asiático e foi identificado em Portugal em finais de 2018 em mercadorias importadas de Itália. No território da União Europeia já é conhecida a sua presença em pelo menos 19 Estados-membros e tende a continuar a sua dispersão.

Face às notícias relativas a este insecto, a DGAV esclarece que o Halyomorpha halys não é perigoso para pessoas, nem para animais: não morde, não pica, não suga sangue, nem transmite doenças, exalando apenas um cheiro forte e desagradável.

É um insecto picador-sugador que se alimenta de frutos, folhas, rebentos de mais de 300 espécies diferentes de plantas hospedeiras, sndo extremamente vorazes e a sua capacidade de adaptação a diversas culturas é enorme. Por esta razão torna-se um colossal problema agrícola por danificar comercialmente os produtos dos quais se alimenta, com perdas até 90% de produção.

Têm um comportamento gregário e, nesta fase do ano, procuram abrigo em fendas, como em casas e barracões, para passarem o Inverno, podendo aglomerar-se em grandes quantidades num determinado local.

Até à data não existem medidas (química, física e biológica) totalmente eficazes para o controlo da espécie.

Se suspeita que encontrou percevejos-asiáticos, deverá tirar fotografias e enviar para:

Email: h.halys.i9k@gmail.com

Grupo de Facebook: Percevejo asiático (Halyomorpha halys) PT

Para mais informação consulte o nosso Folheto Informativo.




18-10-2023

Pesquisar

Subscrição de Newsletter
Subscreva a nossa newsletter e fique informado sobre vários temas da sua área de interesse.

Nome:
Email:
"Informar para Desenvolver + " Operação 2.1.4 Ações de Informação
Ficha de Projecto
©InforCNA 2017 - desenvolvido por Softimbra2, Agroinformática