Comemora-se o Dia Mundial da Abelha no dia 20 de Maio, data proclamada pelas Nações Unidas (Dezembro, 2017) para lembrar a importância da polinização e dos seus diferentes agentes para um desenvolvimento sustentável.

Data escolhida por coincidir com o aniversário de Anton Janša, que nasceu em 1734 na Eslovénia e foi pioneiro em técnicas modernas de apicultura e especialista neste campo. As abelhas são seres vivos essenciais para a manutenção da biodiversidade e são responsáveis pela polinização.

As diferentes ameaças a que as abelhas e os restantes polinizadores têm vindo a ser sujeitos pela acção do Homem, tais como o uso excessivo de pesticidas e o aumento das monoculturas, têm colocado em causa o papel destes no equilíbrio do planeta, levando diversas espécies à extinção.

Sem polinizadores não há flores, sem flores não há abelhas. E sem elas fica também comprometida uma grande parte da produção agrícola que depende da polinização para se desenvolver. Cerca de 80% das plantas com flor precisam de animais para serem polinizadas e não são apenas as abelhas que o fazem. Borboletas, abelhas, moscas, abelhões, vespas, formigas e até escaravelhos são também excelentes polinizadores.



19-05-2022

"Informar para Desenvolver + " Operação 2.1.4 Ações de Informação
Ficha de Projecto
©InforCNA 2017 - desenvolvido por Softimbra2, Agroinformática