Têm chegado à CNA e às suas Filiadas relatos de agricultores, de diversos pontos do país, que dão conta do aumento da acção destrutiva dos javalis sobre as suas culturas.

Esta e outras espécies de animais selvagens continuam, repetidamente, a destruir culturas com consequências particularmente negativas na pequena e média agricultura, na Agricultura Familiar. O milho, que se encontra em período de colheita, tem sido uma das culturas visadas, com grandes prejuízos registados. Mas não se fica por aqui. Outras culturas são frequente e severamente afectadas, tendo obrigado já vários os agricultores a abandonar a actividade. 

A CNA tem reclamado a intervenção do Ministério da Agricultura e do ICNF, que tardam em tomar medidas eficazes, sendo também por isso responsáveis pelo abandono da actividade agrícola e pelos demais prejuízos (materiais e sociais) causados por animais selvagens.

Se sofre destes ataques ou está solidário com quem sofre, assine a Petição da CNA para que os Agricultores e outros rurais sejam indemnizados pelos prejuízos causados na Agricultura por javalis e outros animais selvagens em: https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT95426



10-09-2020

"Melhorar a Informação, Promover o Futuro" Operação 2.1.4 Ações de Informação
Ficha de Projecto
©InforCNA 2017 - desenvolvido por Softimbra2, Agroinformática