Um pouco por todo o País registaram-se nos últimos dias episódios de chuvas intensas, granizos e baixas temperaturas causando estragos nas culturas.

De acordo com a notícia do Agro Portal, o Município do Peso da Régua, estima prejuízos na ordem dos 2,2 milhões de euros, em 930 ha de vinha. Sendo este apenas um pequeno exemplo do sucedido, já que até 16 de Junho o mau tempo tinha afectado Armamar, Lamego e Vila Real. 

A Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN) referiu que tinham sido afectados pelo granizo cerca de 2200 hectares de vinha principalmente nos concelhos de Armamar, Lamego, Peso da Régua e Vila Real. Mais recentemente registaram-se inundações repentinas, também em terrenos agrícolas, em Murça e Valpaços, em Chaves e Ribeira de Pena.

Isto significa que muitos viticultores este ano apenas vão “colher” avultados prejuízos. Perante a situação, a AVADOURIENSE - Associação dos Viticultores e da Agricultura Familiar Douriense, filiada na CNA, reclama ao Ministério da Agricultura e ao Governo apoios urgentes e justos para os produtores afectados e a criação de um seguro público adequado à Agricultura Familiar. 



22-06-2021

Pesquisar

Subscrição de Newsletter
Subscreva a nossa newsletter e fique informado sobre vários temas da sua área de interesse.

Nome:
Email:
"Melhorar a Informação, Promover o Futuro" Operação 2.1.4 Ações de Informação
Ficha de Projecto
©InforCNA 2017 - desenvolvido por Softimbra2, Agroinformática