Por medidas específicas para salvaguardar a Produção Nacional, a Segurança Alimentar e a Agricultura Familiar como garante da alimentação da população.

Dirigida aos Senhores Presidente da República, ao Presidente da Assembleia da República e ao Primeiro-Ministro pode ler-se "A CNA saúda os Agricultores Portugueses que se mantêm nos campos, determinados em assegurar a produção pecuária e agrícola imediata e a da próxima campanha! A População Portuguesa está agora sujeita a restrições de circulação, de trabalho e sociais em geral. Aqui se saúda, também, o elevado grau de comportamento cívico demonstrado pela População."

A CNA reivindica, entre outras, medidas no âmbito das Ajudas Públicas da PAC aos agricultores, medidas concretas para evitar o colapso financeiro de Associações Agrícolas e de Organizações de Produtores, a manutenção em funcionamento e abertura temporária de mercados de produtos alimentares, assegurando as condições de controlo sanitário, a garantia de escoamento dos produtos também dos produtores de carne que vendiam principalmente para o sector da restauração, a simplificação de procedimentos de emissão de guias de transporte com regras adaptadas à situação e priorizar o transporte dos alimentos e de todos os bens e factores de produção necessários à actividade agrícola e pecuária.

Pode ainda ler-se que: "Portugal pode contar com a determinação dos pequenos e médios agricultores, a Agricultura Familiar, que constituem a vastíssima maioria das explorações agrícolas, em continuar a produzir para alimentar a nossa População."

Leia na integra as propostas da Agricultura Familiar no documento anexo.

20-03-2020

"Melhorar a Informação, Promover o Futuro" Operação 2.1.4 Ações de Informação